segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

SEGUNDA SEM CARNE

Segunda-feira: o início da semana é a data preferida das pessoas para fazer promessas e adotar novos hábitos. Começar uma nova dieta, se matricular na academia, iniciar um trabalho voluntário e, por que não, deixar de comer carne?
É exatamente essa a ideia da campanha “Segunda sem Carne”, promovida pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, com o apoio da SVMA – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo. A iniciativa foi lançada no início de janeiro, no Parque do Ibirapuera e contou com várias atividades interativas, projetadas, especialmente, para convencer os carnívoros convictos a mudarem seus hábitos alimentares.
Nos dias 3 e 4 de outubro, na marquise do Parque, será montado um caminho de tijolos coloridos que levam a quatro estações temáticas diferentes: meio ambiente, ética, saúde e novos sabores. Enquanto percorre a “trilha para uma vida mais saudável”, o visitante terá acesso a informações e receitas vegetarianas e poderá participar de várias atividades bacanas. Entre elas: exibição de filmes sobre o assunto, palestras, degustação de comida, oficina de compostagem doméstica, aulas de yoga e muito mais!
Depois do evento, a SVMA pretende divulgar a campanha em escolas, empresas, bares, restaurantes, mercados e consultórios de São Paulo, para ganhar cada vez mais adeptos. Além disso, para chamar a atenção, a SVB tem planos de fazer, em outros Estados brasileiros, a mesma “festa” que promoveu no Parque do Ibirapuera nos dias 2 e 3 de janeiro.
Entre os argumentos da organização para convencer as pessoas a deixarem de comer carne, pelo menos, uma vez por semana, estão:
– a diminuição do consumo do alimento previne, entre outras doenças, problemas cardiovasculares e alguns tipos de câncer e diabetes;
– a indústria da pecuária é responsável por 17% das emissões globais de gases causadores do efeito estufa;
– cerca de 80% do desmatamento da Amazônia provem da pecuária;
– e segundo a FAO, atualmente, mata-se, em 15 dias, o mesmo número de animais que eram abatidos em um ano inteiro, na década de 50.
- Para se produzir cada quilo de carne, são necessários 2 a 3 quilos de alimentos vegetais, consumidos pelos animais abatidos.
Enfim, motivos não faltam para diminuirmos o consumo de carne e, se pararmos para pensar, não exige tanto sacrifício excluirmos o alimento do nosso cardápio durante, pelo menos, um dia da semana. Que tal aderir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário