sexta-feira, 18 de junho de 2010

THE FUN THEORY

A nova campanha da Volkswagen na Suécia, baseada na The Fun Theory, prega que a diversão pode mudar o comportamento das pessoas para melhor. Para provar essa teoria, foram criados três experimentos, onde as atitudes dos “objetos de estudo” mudaram para melhor simplesmente porque desse jeito era muito mais divertido.
No primeiro experimento, uma escada normal de um metrô foi transformada num piano, onde cada degrau correspondia a uma tecla e a um som diferente. O fato de ter um piano gigante nos pés já chamava uma baita atenção, mas ao perceber que elas tocavam de verdade, todo mundo foi lá dar uma pisadinha.



Alguém mais pensou que essa era a chance de ser Tom Hanks em “Quero Ser Grande”? A escada rolante deixou de ser vedete e 66% mais pessoas subiram as escadas “normais”, melhorando a qualidade de vida.No segundo experimento, uma lata de lixo de um parque ganhou um sensor. Quando o lixo era jogado dentro da lixeira, iniciava um som de um objeto caindo de uma altura extraordinária, fazendo o barulhinho de tocar o chão no final. Praticamente o Coiote despencando de um desfiladeiro.



Essa coisinha simples se tornou objeto da curiosidade dos passantes, que tentavam descobrir como aquilo era possível, e recolheu 41kg a mais de lixo que as lixeiras comuns.No terceiro experimento, um coletor de garrafas ganhou luzes e um placar e se transformou em um jogo.



Neste experimento, cerca de 100 pessoas se divertiram e depositaram suas garrafas, enquanto um coletor normal é usado, geralmente, DUAS vezes por dia. Afinal, a diversão melhora ou não as atitudes simples?Os vídeos alcançaram públicos consideráveis: o do piano já tem quase 3 milhões de visitas no site e foi compartilhado das mais diversas formas. Várias pessoas começaram a mandar pros amigos, de manhã cedinho, pra fazer o dia deles começar mais feliz. Os outros, da lixeira e o do coletor de garrafas, estão mais tímidos, batendo os 500 e 5 mil visitas.
Além do site com os vídeos, a campanha envolve também um prêmio, o Fun Theory Awards, que pretende reconhecer as idéias e invenções que ajudem a comprovar a Fun Theory. A melhor idéia será premiada com 2500 euros, pura diversão!
Essa campanha chamou tanto a atenção porque fez as pessoas refletirem. Como sempre surpreendeu a força de uma boa idéia na base de uma campanha. Isso é que torna as coisas virais, como esses vídeos, como esse concurso. Isso legitima o envolvimento das pessoas no movimento criado, desde a brincadeira que provoca atitudes melhores até a participação no concurso para levar o projeto adiante. Ainda merece ser mencionada a presença da Volkswagen na campanha, leve, não intrusiva, apenas assinando os vídeos lá no finalzinho, e o site. Ficou sensacional.

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